Olá, seja bem vindo !
Meu nome é Marina Sanguedo, sou Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.
Dedico meu trabalho de forma online e presencial, e além dos atendimentos psicoterápicos, também ofereço supervisões para colegas de profissão que buscam um suporte dentro da prática clínica.
Sou apaixonada pela vida, pelas relações e por todas as questões que envolvem o ser humano.
Sejam todos muito bem-vindos, aqui vocês encontrarão conteúdos de psicologia e um pouco do meu dia-a-dia. ⠀ ⠀
Quando olho para minha história, me sinto resiliente e tenho orgulho de estar aonde estou, mas, sou uma sonhadora e quero sempre mais da vida!
Aqui, nosso espaço é de troca e crescimento, espero que possamos construir relações mais saudáveis com nós mesmas e com os outros.
Sou uma psicóloga em constante transformação, que tem aceitado cada vez mais suas imperfeições e aprendido a lidar com elas, procurando ajudar as pessoas a também se aceitarem como são.
Muito obrigada por estar aqui!
Abordagem
A terapia cognitivo comportamental
A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem dentro da psicologia, que foi fundada nos anos 60 por Aaron Back, e que vem se fortalecendo muito ao longo dos anos.
Por ser bastante específica, objetiva e direta e ter fundamentação científica, ela é indicada para tratar da saúde mental de maneira muito eficiente.
Nós profissionais que trabalhamos com essa abordagem na prática clínica, consideramos que existe uma ligação entre tudo aquilo que pensamos, sentimos e fazemos.
A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que realmente os afeta, e não os acontecimentos em si.
Para que a terapia aconteça, é fundamental que se estabeleça a aliança terapêutica, ou seja, um vínculo de confiança entre paciente e terapeuta. Além disso, a relação entre eles deve ser de colaboração mútua. A eficácia do tratamento se dá, em grande parte, pela qualidade desta relação. E cabe ao psicólogo empatia para conduzir as sessões.
“A felicidade vem de amarmos a nós mesmos e nossas vidas exatamente como elas são, sabendo que alegria e dor, força e fraqueza, glória e fracasso são essenciais para a experiência humana plena.”